Páginas

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A redação do relógio

     Lembro-me como hoje de uma conversa que tive com meu professor de Redação, Osvaldo. Na ocasião era churrasco em comemoração ao término do ensino médio e eu, por motivos particulares, perguntava insistentemente a hora. De tanto perguntar, e consciente de que estava sendo irritante, disse: - Irei escrever uma redação sobre o relógio! Osvaldo, com sua paciência, respondeu: - É melhor escrever sobre o tempo...

       Passaram-se quase 9 anos e nesta última semana me veio a necessidade de escrever sobre o tempo. A necessidade surgiu de uma conversa com um amigo, onde eu dizia para que ele tivesse paciência, as coisas têm seu tempo. 

       No mesmo instante em que falei, fiquei reticente com minhas palavras. Esta frase, de tão clichê, não é bem interpretada. Talvez, quem a disse pela primeira vez não tivesse noção do equívoco que causaria. A frase "cada coisa em seu tempo", parece dizer que as coisas têm um tempo próprio para acontecer. Porém, quem dá tempo às coisas, senão nós mesmos? 

       Esse tempo refere-se à pessoa que está ouvindo a frase. As coisas tem o tempo dela, da pessoa. Ou seja, nossos projetos, sonhos, planos, têm o nosso tempo, o tempo que conseguimos persegui-los, o tempo de nossa liberdade. Falar assim parece esbarrar no idealismo, mas essa ideia está longe disso.  Em nossa existência, as questões sócio políticas são consideradas, mas este texto não pretende ser mais que uma memória e uma reflexão sobre nossa liberdade, deixo as discussões profundas para os filósofos...

Nenhum comentário: