Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Desestruturando as estruturas

Quando comecei a rascunhar o texto de hoje, percebi que estava iniciando-o da mesma maneira que o texto anterior, a partir de minha descrença em padrões comportamentais vigentes. Bem, mas este não é um assunto para hoje, depois quem sabe.
Comecemos: Eu sou muito desconfiada com livros de auto ajuda, embora algumas pessoas digam que eles realmente ajudam. Mas, um dia desses, folheando um deles, encontrei um conceito que ficou ecoando em minha mente por vários dias até que consegui sentar e explorá-lo mais.
Segundo o psiquiatra Roberto Shinyashiki os seres humanos necessitam de estruturas, estas são fontes de referências e são tão importantes que quando se alteram cria-se um novo jeito de organizar uma nova estrutura que possa nos dar referências concretas de vida. Talvez esse seja um dos grandes dilemas e motivo de crise exienciais do humano - viver em busca de alcançar as tão sonhadas referências. E se nao alcançadas, muda-se as referências ou elaboram outras. E por mais um tempo mantem-se estagnados nas novas referências que já tornaram-se velhas.
A falta de flexibilidade caracteriza o comportamento de muitos de nós, causando angústia, impossibilidade de criação, medo e desespero.
Quebrar esse padrão não parece ser fácil, mas talvez a consciência de que ele existe ajude-nos a encará-lo mais acertivamente.

2 comentários:

jefhcardoso disse...

Renta Morena, entre o sonho e a realidade eu prefiro a realidade que me permita sonhar. http://jefhcardoso.blogspot.com

HBC HD disse...

HBC HDTV:
Convidamos você caro leitor, que goste de ler e apreciar um bom conteúdo, onde se encontram tudo sobre: Celebridades, Televisão, Futebol, Coisas Bizarras, Novelas, vídeos de música, pegadinhas e desenhos antigos e atuais, séries e muito mais.
Contamos com a sua audiência ! Pois um Blog como o HBC HD merece grandes Leitores como você. Nos visite e seja nosso seguidor não vão se arrepender