Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Diabólicas Relações

Segundo Rollo May, em seu livro "A Coragem de Criar", o problema, a neurose e seus elementos é descrito pelo antônimo de simbólico, ou seja, diabólico, que significa "separar".
Achei interessante a perspectiva de Rollo May sobre o significado da palavra diabólico em relação ao estudo das neuroses. Interessante porque em geral essa palavra é usada em assuntos de cunho religioso.
Fiquei, então, a pensar: Quantas relações diabólicas possuímos ? Quantas mantemos para a vida toda ? Algumas, em determinados momentos, são mascaradas pela mudança que nos proporciona. É preciso, claro, estar se reinventando. Acredito que essa reinvenção acontece do encontro entre as pessoas, o eu e o tu criando um nós e assim um novo eu e um novo tu. Mas até que ponto essa reinvenção, chamada por nós popularmente de mudança, não está nos separando (voltando ao significado da palavra diabólico) de nós mesmos ? Estamos sendo mais humanos, demasiadamente humanos, tendo a coragem de sermos nós mesmos ?
Acredito, também, que em algumas relações acontece uma destruição da forma original e potencial de nós mesmos, onde perdemos o sentido próprio.....
até que a mesma relação, em um de seus momentos não diabólicos, nos proporciona a saída do caos que ela representava para o processo dinâmico de tornar-se pessoa!

2 comentários:

Unknown disse...

"Acredito que essa reinvenção acontece do encontro entre as pessoas, o eu e o tu criando um nós e assim um novo eu e um novo tu. Mas até que ponto essa reinvenção, chamada por nós popularmente de mudança, não está nos separando (voltando ao significado da palavra diabólico) de nós mesmos ?"


"Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam."

Será que um dia a gente aprende?
=***

Unknown disse...

Tava relendo a frase: "Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam."

E ficou ecoando na minha cabeça: "se somam, se somam, se somam"...deu eco diante do enorme vazio de possibilidades ao meu redor...

Felei bonito agora...foi uma frase de encalhada, mas foi bonito..
ahuahhahauhua
=*